segunda-feira, 18 de maio de 2009

Experiência "Arte com Leite"

Vamos fazer uma experiência criando um efeito visual com leite!
Experiência: Arte com Leite
Material necessário:
· 1 copo de leite;
· Detergente da loiça;
· Corantes alimentares;
· Tina;
· Gobelé (50mL);
· Conta-gotas.

Procedimento:
1. Deita 25mL de detergente no gobelé.
2. Coloca o leite na tina;
3. Espera até o leite estar parado;
4. Pinga os corantes de forma a ficarem na superfície do leite;
5. Pinga o detergente na zona do corante.
Explicação:
A olho nu, o leite é uma mistura homogénea mas, vendo o leite através de um microscópio, vêem-se minúsculas gotículas de gordura suspensas em água.
Inicialmente, o corante não se mistura com o leite devido à existência da tensão superficial deste mas, quando se adiciona detergente, essa tensão superficial deixa de existir, pois este tem a capacidade de interagir tanto com a gordura do leite como com a água. Depois de quebrada a tensão superficial, o corante espalha-se e liga-se à água.
Dado certo momento a quantidade de detergente proporciona a formação de micelas. Essas micelas são um aglomerado de moléculas de detergente que envolve moléculas de gordura do leite, formando uma estrutura esférica.
Como as moléculas do corante são polares e as moléculas da água também, interagem umas com as outras e reorgarnizam-se. A sua reorganização cria um aspecto artístico no leite.
Igual dissolve igual.

14 comentários:

  1. Essa experiencia é muito interessante!

    ResponderEliminar
  2. ameei vou fazer na minha feira de cincias

    ResponderEliminar
  3. cara muito bom , eu vou fazer esse experimento também e acho que vou me dar bem =]

    ResponderEliminar
  4. Essa experiência vai salvar meu "lindo" trabalho de quimica!!!esperando um dez mais facil.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns. Muito Legal Essa Experiência.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Muiiito showw!!!
    Vou fazer na Feira de Ciências.Uhuuuuu rsrs

    ResponderEliminar
  8. Grato pela partilha.

    A minha filha de 8 anos simplesmente adorou.

    Bem Haja,
    APaz

    ResponderEliminar
  9. Super legal, muito interessante, acho que vou fazer essa experiência na minha apresentação :D

    ResponderEliminar
  10. eu ja fis isso na minha escola e foi muito legal.

    ResponderEliminar